Técnicas fundamentais para lidar com as pessoas
- Não critique, não condene, não reclame.
- Faça elogios honestos e sinceros.
- Desperte no outro um desejo ardente.
Seis formas de fazer as pessoas gostarem de você
- Desenvolva um interesse genuíno pelos outros.
- Sorria.
- Lembre-se de que as pessoas consideram o próprio nome o som mais agradável e mais importante de qualquer idioma.
- Seja um bom ouvinte. Encoraje os outros a falar de si.
- Fale sobre assuntos que interessam ao outro.
- Faça o outro se sentir importante – e seja sincero.
Como fazer as pessoas pensarem como você
- A única forma de se dar bem numa discussão é evitando-a.
- Demonstre respeito pela opinião alheia. Nunca diga “você está errado”.
- Se estiver errado, admita depressa e de maneira enfática.
- Comece sendo amigável.
- Faça com que o outro diga “sim” imediatamente.
- Deixe o outro falar durante a maior parte da conversa.
- Deixe a outra pessoa sentir que a ideia é dela.
- Tente honestamente enxergar as coisas do ponto de vista do outro.
- Demonstre compaixão e compreensão diante das ideias e dos desejos do outro.
- Apele para motivos mais nobres.
- Dramatize suas ideias.
- Lance um desafio.
Como mudar as pessoas sem ofender nem criar ressentimentos
- Comece com elogios e reconhecimento sincero.
- Aponte os erros alheios de forma indireta.
- Fale sobre seus próprios erros antes de criticar o outro.
- Faça perguntas em vez de dar ordens diretas.
- Preserve a dignidade do outro.
- Elogie todos os progressos, mesmo o menor deles. Seja “caloroso ao demonstrar reconhecimento e pródigo nos elogios”.
- Dê ao outro uma bela reputação para manter.
- Encoraje. Faça o erro parecer fácil de corrigir.
- Faça o outro se sentir feliz por fazer aquilo que você sugere.
- Quando for necessário promover mudanças de comportamento, o líder eficiente deve ter em mente as seguintes regras:
- Seja sincero. Não prometa nada que não possa cumprir. Esqueça os seus benefícios e se concentre em informar os benefícios que o outro terá.
- Saiba exatamente o que quer que o outro faça.
- Exerça a empatia. Pergunte a si mesmo o que o outro realmente quer.
- Reflita sobre os benefícios que a pessoa terá ao fazer o que você sugere.
- Compare esses benefícios com os desejos da pessoa.
- Quando fizer o pedido, comunique ao outro a ideia de que ele, pessoalmente, será beneficiado.
- Quando for necessário promover mudanças de comportamento, o líder eficiente deve ter em mente as seguintes regras: