Peixe Grande vs. Peixe Pequeno

A lição dos impressionistas é que existem ocasiões e lugares em que é melhor ser um Peixe Grande em uma Lagoa Pequena do que um Peixe Pequeno em uma Lagoa Grande.

Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes (Gladwell, Malcolm), página 69

A conclusão de Stouffer foi que formamos nossas impressões não globalmente, colocando-nos no contexto mais amplo possível, e sim localmente – comparando-nos com pessoas “que estão no mesmo barco que nós”.

Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes (Gladwell, Malcolm),página 74

O que importa, na avaliação das chances de obter um diploma em ciências, não é apenas quão inteligente alguém é. É também quão inteligente uma pessoa se sente em relação às outras em sua sala de aula.

Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes (Gladwell, Malcolm), página 78

Existem duas interpretações possíveis para esse fato. A primeira é que esse grupo notável de pessoas triunfou apesar de sua incapacidade: são tão inteligentes e tão criativos que nada – nem mesmo uma vida inteira batalhando para conseguir ler – conseguiu detê-los. A segunda possibilidade, mais intrigante, é que tiveram sucesso, em parte, por causa do seu distúrbio, já que aprenderam algo em sua luta que se mostrou imensamente vantajoso. Você ia querer um filho disléxico? Se essa segunda possibilidade for verdadeira, talvez quisesse.

Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes (Gladwell, Malcolm), página 97

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *