O modo como você contextualiza um problema determina as soluções que vai encontrar. Mudando a maneira como vê o problema – isto é, recontextualizando-o – você pode, às vezes, encontrar soluções radicalmente melhores.
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 19… algumas vezes, para resolver um problema difícil, você tem de parar de procurar as soluções para ele. Em vez disso, você precisa voltar sua atenção para o próprio problema – não só para analisá-lo, mas para mudar o modo como o contextualiza.
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 25Como uma pergunta simples – qual problema estamos tentando resolver? – impede que as pessoas se apaixonem por ideias ruins.
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 26Explorar o contexto é quando você mergulha mais profundamente na afirmação de problema original.
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 42Romper o contexto é quando você se afasta completamente do contexto inicial do problema.
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 431.Contextualizar (e posteriormente recontextualizar) o problema: quando você determina em que se concentrar. 2.Analisar o problema: quando você estuda em profundidade o contexto do problema escolhido, tentando quantificá-lo e entender os menores detalhes. 3.Resolver o problema: os passos reais que você dá para resolvê-lo; coisas como experimentação, prototipagem e, por fim, implementação da solução completa.
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 53As cinco estratégias incluídas podem ajudar você a encontrar esses contextos alternativos do problema. Dependendo da situação, você pode explorar algumas, todas ou nenhuma delas: •Olhe fora do contexto. O que não estamos percebendo? •Repense o objetivo. Existe um objetivo melhor para buscarmos? •Examine os pontos luminosos. Onde o problema não existe? •Olhe no espelho. Qual é o meu/nosso papel na criação deste problema? •Assuma a perspectiva deles. Qual é o problema deles?
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 701.A afirmação é verdadeira? 2.Existem limitações simples autoimpostas? 3.Há uma solução “embutida” na contextualização do problema? 4.O problema está claro? 5.Com quem está o problema? 6.Existem emoções fortes? 7.Existem falsas escolhas?
Qual é o seu problema? (Wedell-Wedellsborg, Thomas), página 204